PRIMAVERA: Disponibilização Service Release 6 da versão 10.10

17/06/2022

 

Exmo.(a) Sr.(a),


A 2U informa que a PRIMAVERA disponibilizou a Service Release 6 da v10.10 do ERP. 

Nesta Service Release foi disponibilizado um conjunto de correções e melhorias em diversos módulos com o objetivo de aumentar índices de competitividade e produtividade, bem como dar resposta a diversas obrigações legais/fiscais do mercado português. 
 

De entre as novidades, destacamos: 

  1. Motivos de retificação/estorno: Para dar resposta a mais cenários de uso, foram reestruturadas as opções dos motivos de retificação/estorno quanto ao seu comportamento na movimentação de quantidades e reabertura dos documentos precedentes.
    • Nota Importante: Esta é uma alteração de comportamento que poderá ter impacto nos processos atuais dos clientes, uma vez que anteriormente eram sempre movimentadas quantidades e na versão atual passa a ser respeitada a configuração do motivo de retificação/estorno. Neste sentido, é importante proceder à revisão da configuração da movimentação de quantidades dos motivos de retificação/estorno
  1. Comunicação de faturas emitidas a entidades do Estado (CIUS-PT): A versão 10 do ERP suporta agora a comunicação eletrónica de faturas emitidas ao estado, ou seja, é possível converter documentos de venda, emitidos a clientes que sejam entidades do Estado, num documento no formato XML de acordo com o modelo da norma portuguesa CIUS-PT.
  2. Contribuição sobre embalagens de utilização única (PT): Como comunicado anteriormente, a versão 10 dá agora resposta à obrigatoriedade de Contribuição sobre as embalagens de plástico ou alumínio de utilização única em refeições prontas. O suporte a esta contribuição é efetuado através dos Impostos Especiais de Consumo (IEC), tendo o mesmo mecanismo de outras contribuições.  
  3. Revisão do Processamento de Requisições Internas: O processamento de requisições internas sofreu alterações para melhorar a experiência de utilização e mais cenários de uso. As grelhas foram atualizadas para o comportamento da GrelhaV10, permitindo, entre outras, a seleção das colunas em uso e a inclusão de Campos do Utilizador. Foi ainda adicionada extensibilidade (PEX) a este processo.  
  4. Melhorias de desempenho no ECHO: O ECHO foi melhorado para garantir um melhor desempenho em determinados cenários, como é o caso da existência de um grande número de empresas não produtivas, empresas desatualizadas e cenários de erros recorrentes na execução de tarefas. 
  5. Migração de Favoritos: A partir desta versão, o assistente de migração dos Menus do Utilizador passa a contemplar a migração dos Favoritos. No caso das empresas já migradas para a v10, poderá utilizar novamente este assistente para recuperar estruturas de menu que não tenham sido migradas. 

Conheça em pormenor todas as alterações no artigo de novidades disponível no Help Center v10.

 

Considerações Técnicas   

Na próxima Service Release (SR7) deixarão de ser suportadas as versões de SQL 2012. O requisito mínimo passará a ser o SQL 2014 SP3.