HOST: Obrigatoriedade de impressão do QRCODE nos documentos de venda e fiscalmente relevantes a partir de 2021

23/112020

 

Atendendo às novas regras de faturação e documentos fiscalmente relevantes para 2021, conforme descrito no Despacho n.º 412/2020, o código único de documento (ATCUD) deverá constar obrigatoriamente em todas as faturas e outros documentos fiscalmente relevantes.

Sendo a aplicação Host uma aplicação certificada pela AT, a Host Hotel Systems encontra-se a finalizar uma nova versão que corresponde a todos os novos requisitos impostos.
 
Assim, este nosso comunicado surge no sentido de antecipar eventuais constrangimentos que possam existir com o “hardware” existente na Vossa estrutura, nomeadamente impressoras de POS, o qual poderá, devido às suas características, não ser compatível com as novas regras de faturação.
 
Desta forma, solicitamos que em todos os terminais de POS existentes na Vossa estrutura, sejam efetuados os seguintes testes:

  1. A partir do Windows, proceder com a Impressão do documento (QRCode) disponível em anexo neste comunicado;
  2. Após a impressão, efetuar a leitura do respetivo QRCode, recorrendo a uma aplicação própria (disponível por exemplo num telemóvel);

Após efetuar o teste anteriormente discriminado, deverá remeter-nos o resultado do mesmo, ou seja, comunicar-nos se a impressão e leitura do código foi efetuado com sucesso, para o nosso contacto de email definido para o efeito: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
 
Adiantamos desde já que, caso a impressão do QRCode não seja efetuado com sucesso, deverá equacionar a aquisição de uma nova impressora de talões.
 
De referir ainda que conforme discriminado no início deste comunicado, a versão que vão de encontro às novas regras de faturação ainda não está finalizada.
 
Pelo que, assim que obtivermos a versão final, informaremos as restantes diligências a serem executadas neste âmbito.