Informação Empresarial Simplificada (IES)

 

Exmo.(a) Sr.(a),

A 2U informa que foi publicado o Decreto-Lei nº 87/2018, de 31 de outubro, que tem por objetivo simplificar o preenchimento dos anexos A e I da Informação Empresarial Simplificada (IES), através do seu pré-preenchimento com os dados extraídos do ficheiro SAF-T (PT).

As novas regras de preenchimento aplicam-se à entrega da IES a partir de 1 de novembro de 2018. No entanto, até à data, os novos formulários da IES e a portaria que regulamenta a submissão do SAF-T (PT) ainda não foram publicados.

A 2U continuará atenta a este processo no sentido de disponibilizar a atualização o mais breve possível, logo que a AT dê a conhecer os novos requisitos e a PRIMAVERA disponibilizar a nova versão.
Entretanto, relembramos que esta nova forma de submissão da IES, com base no ficheiro SAF-T (PT), pressupõe a utilização dos planos de contas em correspondência com as Taxonomias, de acordo com o Referencial Contabilístico.

Neste âmbito, desde 2017, a PRIMAVERA disponibiliza ao mercado uma versão do produto que permite atualizar, utilizar e validar os planos de contas em concordância com as Taxonomias, bem como exportar o ficheiro SAF-T (AT) com esta informação.

Caso ainda não tenha o seu plano de contas de acordo com o referencial contabilístico, ou se tem dúvidas, deverão contactar o nosso suporte  através dos meios habituais.